quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Aula 1 Ecologia Conceito


ECOLOGIA
Profª. Auriclécia L. de Oliveira Aiura
O QUE É ECOLOGIA?
oikós = “casa”  logos =  “estudo”.

Assim, ecologia significa, literalmente, o “estudo da casa”.
Em sentido mais amplo, a palavra ecologia passa a se referir ao “estudo do ambiente”.

1. Ernst Haeckel (1869): propôs pela 1 vez o termo “Ecologia”. “Todas as relações do animal tanto no meio orgânico como no meio inorgânico”

2. Ciência que estuda a estrutura e funcionamento da Natureza, considerando que a humanidade é uma parte dela (Odum, 1963)

3. Ricklefs, R. E. (1980):  “estudo do meio ambiente enfocando as inter-relações entre os organismos e seu meio circundante”.

4. A ecologia é a ciência da sinfonia da vida, é a ciência da sobrevivência (Lutzenberger)

5. Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem, bem como as suas recíprocas influências (Atlas do Meio Ambiente do Brasil, 1994)


6. E o seu conceito?    
Origem da palavra: oikos = a família logy = o estudo (de paralelo interessante com economia = administração da família muitos princípios em comum – alocação de recursos, relação custo-benefício).

 Existe diferença entre ecologia e ambientalismo? Para muita gente ecologia e ambientalismo podem ser consideradas como sinônimo. Contudo não são.

    A ciência da ecologia surgiu a mais de um século a partir da necessidade de fitogeógrafos de ampliarem seus conhecimentos sobre os fatores determinantes na distribuição das plantas.

O que a ecologia não é:
 
Ecologia não é ambientalismo, nem “ecologia arraigada”.
Ecologia é ciência, baseada nos princípios biológicos, físicos e químicos, independente de valor.
O ambientalismo defende certas ações e posições políticas.

Termo foi utilizado pela primeira vez em 1869 - Ernest Haeckel, para designar o estudo das interações dos organismos entre si e com o meio ambiente.

De fato, a Ecologia estuda os seres vivos acima do nível do organismo individual. Estuda a população, a comunidade, o ecossistema, e a biosfera.
Entretanto, o  termo ecologia somente começou a ser mais utilizado em 1895, quando o fitogeógrafo Warming utilizou-o no título de seu livro “Plantesamfunn grundträk den ökologiske plantegeograf”, obra que em sua tradução para o para o inglês teve como título "Oecology of plants", ou seja, Ecologia das plantas.

MOVIMENTO AMBIENTALISTA

Por outro lado, o movimento ambientalista têm origens históricas e objetivos bastante distintos. Ele começou a tomar vulto a partir da década de 50 e 60, nos países de primeiro mundo, e década de 80 e 90 em países mais pobres, como o nosso.
Suas principais bandeiras são as ações de proteção à natureza, e aí residem as grandes diferenças e também os pontos principais de contato entre a Ecologia e o Ambientalismo.

Definições de Ecologia

E. Haeckel (zoólogo alemão) 1870: “Por ecologia, entendemos como um conjunto de conhecimentos em relação à administração da Natureza - a investigação de todas as relações do animal com seu ambiente inorgânico e orgânico”.
Burdon-Sanderson (anos 1890): Elevou a Ecologia a uma das três divisões naturais da Biologia: Fisiologia - Morfologia – Ecologia.
Andrewartha (1961): “O estudo científico da distribuição e da abundância de seres vivos”.
Odum (1963): “A estrutura e a função da Natureza”.
KREBS (1972): “Ecologia é o estudo científico dos processos que regulamentam a distribuição e a abundância de seres vivos e as interações entre eles, e o estudo de como esses seres vivos, em troca, intercedem no transporte e na transformação de energia e matéria na biosfera (ou seja, o estudo do planejamento da estrutura e função do ecossistema)”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário